INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 25 de março de 2012

MOSTEIRO DE TIBÃES - homenagem à Drª Aida Mata

Se de 1983 a 1986 a ASPA teve um importante papel de pressão junto do Estado Português que conduziu à aquisição do Mosteiro de Tibães, resgatando-o da ruína, coube à Drª Aida Mata liderar os trabalhos que apostaram na recuperação, revitalização e estudo do mosteiro beneditino, transformado-o num "museu aberto, lugar de cultura, importante instrumento de informação e comunicação, relevante recurso educativo, lugar de aprendizagem activa, escola de sentidos e sensibilidades, espaço de criação".

A ASPA, na Assembleia Geral realizada em 2011, entendeu eleger a Drª Aida Mata sua Sócia de Mérito, homenagem que foi concretizada no dia 24 de Fevereiro, no âmbito da iniciativa "TIBÃES 25 ANOS - (RE)DESCOBRIR A HISTÓRIA", organizada pelo Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães (GAMT) como início das comemoração dos 25 anos da compra do Mosteiro pelo Estado.


O Mosteiro de Tibães é hoje um espaço de referência em Braga e um forte polo de atração turística, onde é possível reviver o passado - as suas memórias, o espírito e ambiências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário