INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Visita ao Complexo das Sete Fontes

Uma rota patrimonial através dos tramos iniciais da Via XVII e da Via XVIII (Via Nova) com passagem e visita ao Complexo das Sete Fontes é o desafio que os Peticionários pela Salvaguarda das Sete Fontes e a Junta de Freguesia de S. Victor colocam aos bracarenses, para o próximo Domingo, dia 22 de Abril.
Uma iniciativa promovida no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema "Do Património Mundial ao Património Local: Proteger e Gerir a Mudança", a que ASPA se associou.
Há cada vez mais visitas ao Complexo das Sete Fontes, cada vez mais bracarenses a perceberem por que motivo várias organizações se associam com vista à salvaguarda deste Monumento Nacional e outros tantos a aguardarem uma oportunidade para o conhecerem.



(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)
Para tornar possível usufruir em pleno da visita às galerias subterrâneas do Sistema Hidráulico Setecentista é conveniente levar um foco. 

O artigo "Gestão e uso da água em Bracara Augusta. Uma abordagem preliminar", ajudará  com certeza a perceber a importância do acesso à agua em épocas passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário