INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

AQUEDUTO DAS SETE FONTES NO LARGO DS PENEDOS

As obras em curso no Largo dos Penedos, no âmbito do projecto "A Regenerar Braga", abriram valas no solo e deixaram a descoberto um longo troço do aqueduto das Sete Fontes que levava a água à cidade (já observado na Rua de S. Vicente).
Hoje, 14 de Junho, ainda é possível observar o aqueduto visível nas imagens.
Mas os bracarenses estão cada vez mais atentos e há moradores que acompanham as intervenções em curso, registam as diferentes fases da obra e divulgam junto dos interessados. 
Mais uma vez lamentamos que Braga não tenha sabido aproveitar a oportunidade dada pela pareceria QREN-Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga, aproveitando para estudar áreas sensíveis e valorizar património. 
Valorizar e  explorar turisticamente o aqueduto que levava a água do Sistema Hidráulico das Sete Fontes à cidade, obra mandada construir no séc. XVIII por D. José de Bragança, seria com certeza uma das oportunidade possíveis para  distinguir Braga das cidades vizinhas. 
Podia ser um ponto forte da cidade.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário