INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ENTRE ASPAS - "PALÁCIO DO RAIO: desrespeito gritante pela obra-prima do rococó português!"




"É bem sabido que o Palácio do Raio é uma obra maior do rococó europeu. E também é bem sabido que uma das duas características principais do rococó é a assimetria. Se olharmos para os ornatos que envolvem as suas portas e janelas veremos que são todos profundamente assimétricos. Não foi esse, porém, o desenho escolhido para o pátio que agora o defronta... ".

Resta apenas perguntar se uma tal obra teve a autorização da Direção Geral do Património Cultural e, num caso de um edifício tão relevante, do seu proprietário, a Misericórdia.
 (Para ler os textos abrir hiperligação em novo separador)

A obra em curso na envolvente do Recolhimento das Convertidas, peça fundamental do passado da cidade, é outro caso estranho, pois o monumento está classificado e a ZEP abrange a área intervencionada. 
As fotos falam por si...









Nenhum comentário:

Postar um comentário