INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

domingo, 30 de setembro de 2012

ESTÁDIO 1º DE MAIO... finalmente em fase final de classificação


Em dezembro de 1998 a ASPA apresentou ao IGESPAR o pedido de classificação do Estádio 1º de Maio e só agora (28/09) foi publicado o Anúncio nº 13496/2012, que torna pública a classificação como Monumento de Interesse Público (MIP)  e abre o processo de consulta pública por um período de 30 dias.
Mais um processo estagnado... desta vez durante 14 anos!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ENTRE ASPAS - "A Semana Europeia da Mobilidade..."


Terminou no dia 22 de setembro a Semana Europeia de Mobilidade (SEM), uma iniciativa da Comissão Europeia que desde 2002 promove a mobilidade sustentável. 
Braga não foi uma das cidades portuguesas participantes!
(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

GLOCAL 2012 - Pensar Global, Agir Local


A IV Conferência de Agenda 21 e Sustentabilidade Local vai realizar-se em Seia, a 11 e 12 de Outubro de 2012.

"Em contexto de crise, de reforma do poder local, num mundo de redes sociais e crescente exigência dos cidadãos, que novos modelos são necessários para promover a sustentabilidade local? Economia verde e baixo carbono, inovação social, empreendedorismo local, simplicidade voluntária, boa governança, capital natural, gastronomia sustentável, resgate territorial e muito mais. 
Políticos, técnicos, ativistas e investigadores reúnem-se para conhecer o estado da arte, partilhar as boas ideias com resultados visíveis, debater os novos paradigmas e construir redes.
GLOCAL 2012 - este ano em Seia em paralelo com o Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela."

Organização: Católica Porto | CM Cascais | CM Seia | Mais Momentos

Para mais informação:



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ENTRE ASPAS - " BRAGA: escolha turística do ano"

Um texto que nos situa no futuro, onde os recursos herdados do passado são valorizados e assumidos como importantes para o desenvolvimento da cidade. Poderá constituir um ponto de partida para a reflexão sobre o que queremos e o que não queremos para Braga.
(Para ler o texto abrir hiperligação em novo separador)