INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

sábado, 4 de maio de 2013

SALÃO EGÍPCIO - exposição na Biblioteca Lúcio Craveiro e Recomendação da Assembleia Municipal

O Salão Egípcio é um entre muitos exemplos de caso adiado, ao longo de anos, pela câmara municipal de Braga! 
Não o podemos dissociar da Barbearia Matos, uma vez que o pedido de classificação apresentado pela ASPA, aos dois dizia respeito.
Relembramos que o IPPAR sugeriu a classificação como imóvel de interesse municipal, o que até à data não foi concretizado pela Câmara Municipal de Braga!

As iniciativas promovidas por Fernando Mendes, Luís Machado e Leonardo Rodrigues têm chamado novamente a atenção para o estado de abandono e degradação a que tem sido sujeito o Salão Egípcio. 
Para quem não conhece ainda, recomendamos uma visita à exposição promovida por Fernando Mendes e Luís Machado, que decorre na Biblioteca Lúcio Craveiro até 30 de maio.

Louvamos a iniciativa destes três amigos do património bracarense.
Louvamos também a proposta apresentada pela CDU na Assembleia Municipal de Braga, recomendando a "classificação do Salão Egípcio, sito na Rua do Souto, como imóvel de interesse municipal, com vista à salvaguarda do seu traço arquitectónico e das pinturas murais".
Louvamos ainda, e finalmente, a aprovação da Recomendação pela Assembleia Municipal de Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário