INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ENTRE ASPAS - "O meu concelho. A minha cidade. A minha rua."


Haja capacidade para reconhecer os valores existentes e definir prioridades de ação. Haja capacidade para unir a população em torno de projetos comuns, não só na cidade, mas também nas freguesia periféricas (mais rurais). Haja capacidade para valorizar e dignificar Braga, projetando-a turisticamente, em Portugal e no mundo.

Todos queremos uma Braga melhor, com melhores condições de vida para quem nela reside e com atrativos para captar turistas nacionais e estrangeiros.
Isso implica vontade política por parte da autarquia, assumindo os valores concelhios e dando-lhes uma visão de conjunto, articulando uma política cultural com uma política de desenvolvimento local.
Ler o texto
Diário do Minho - 24 fev 2014
"Kit de recolha de Património Imaterial" (Instituto dos Museus e da Conservação)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

AVISO nº 2542/2014 - Suspensão Parcial do PDM de Braga (na ZEP do Complexo das Sete fontes)

O Aviso nº 2542/2014, publicado ontem em Diário da República (18 fev.), torna pública a Suspensão Parcial do PDM de Braga e consequentes medidas preventivas para a Salvaguarda do Sistema de Abastecimento de Águas das Sete Fontes, do séc. XVIII, classificado como Monumento Nacional. 
As  medidas preventivas abrangem uma área de 62,3ha.

Falta agora a implementação de medidas no terreno, de modo a que, num futuro próximo, se torne possível honrar opções que sejam definidas no Plano de Pormenor e Salvaguarda.
 

sábado, 8 de fevereiro de 2014

EDITAL Nº 18/2014 - Suspensão parcial do PDM de Braga

O Edital nº 18/2014, da CMB, vem tornar público os termos da suspensão do PDM na Zona Especial de Proteção (ZEP) das Sete Fontes.
Trata-se de uma medida preventiva imprescindível à salvaguarda do Sistema Hidráulico Setecentista, uma vez que o PDM em vigor, que se encontra em fase de revisão, prevê urbanizações (mesmo com índice máximo de construção) e uma via com quatro faixas de rodagem, mais taludes e separadores (variante à EN 103)... em plena área de proteção do monumento nacional. O documento "Termos de Referência do Plano de Pormenor de Sete Fontes", elaborado pelo anterior executivo municipal, tinha como base essas premissas que, com base neste Edital, serão suspensas.
Nos próximos dois anos será possível elaborar o Plano de Pormenor e Salvaguarda, tendo como objetivo a salvaguarda do Sistema Hidráulico Setecentista e do manancial de água que suporta. Desta vez em conformidade com o definido na Lei do Património. 
Falta agora a publicação em Diário da República.