INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ENTRE ASPAS : "PDM de Braga: contributo para a discussão pública"

O PDM na ZEP das Sete Fontes...

Um olhar atento ao PDM de Braga não deixa dúvidas que se torna essencial a participação dos cidadãos.
Sabendo que a área da ZEP das Sete Fontes exige um Plano de Pormenor de Salvaguarda(PPS), que os resultados dos estudos hidrogeológio e arqueológico não são, ainda, conhecidos, por que motivo o Plano Diretor Municipal faz opções que podem condicionar o futuro Plano de Pormenor e Salvaguarda? 
Diário do Minho - 26 de janeiro
Extrato da Planta de Classificação e Qualificação do Solo            Extrato da Planta do Património Classificado e Inventariado
Legenda
                                            
Obra de Arte - estrutura preparada para a Variante à EN 103

domingo, 25 de janeiro de 2015

DISCUSSÃO PÚBLICA DO PDM DE BRAGA - sessão técnica

A discussão pública do PDM de Braga foi exemplar. Foi um momento histórico de cidadania, sem dúvida. 
Ficou provado que os bracarenses estão atentos, sejam ou não técnicos, consultaram os documentos, querem conhecer as razões que levaram a determinadas opções, estão preocupados com o custo de algumas, apresentam críticas construtivas e alternativas.
Querem conhecer as prioridades para curto, médio e longo prazo. 
Ficou  o desafio à participação, através do preenchimento de documento disponibilizado no Balcão Único da CMB.
As dúvidas mais simples podem ser esclarecidas em pdmbraga.cm-braga.pt 
Sobre as Sete Fontes, ficou  a promessa de uma discussão pública do Plano de Pormenor  e Salvaguarda nos moldes do processo do PDM. 
Diário do Minho - 25 de janeiro
Correio do Minho - 25 de janeiro

Uma circular à cidade projetada para daqui a 40 anos... (traçado a vermelho)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

ENTRE ASPAS - "Braga 2020: Uma oportunidade a não perder"


O Plano Operacional Regional do Norte 2014-2020, que estabelece as bases para o financiamento na Região que Braga integra, define como um dos seus objetivos temáticos "Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização  eficiente dos recursos".
A ASPA manifesta a sua estranheza pelo facto de não ter sido colocada na agenda prioritária do Município a definição de um plano estratégico de recuperação e salvaguarda do centro histórico, considerando  a totalidade das suas vertentes, do espaço público aos edifícios privados, do património edificado à mobilidade, dos espaços verdes à dinamização cultural.
Neste novo contexto, a oportunidade de garantir a reabilitação do centro histórico de Braga não pode ser desperdiçada.

domingo, 11 de janeiro de 2015

CAMINHADA ÀS SETE FONTES

A caminhada realizada hoje às Sete Fontes, promovida pela CMB, contou com a participação de elevado número de pessoas. 
Foi um momento importante para as Sete Fontes pois, mais uma vez, foi notório o interesse e curiosidade relativamente ao Monumento Nacional.  Muitas pessoas não conheciam ainda o Sistema Hidráulico Setecentista, outros conheciam as capelas barrocas mas nunca tinham visitado o seu interior. As filas eram grandes para entrar em cada mina, descobrir as mães-d`água e galerias subterrâneas.
                 Ampliar                                                                 Ampliar

A visita permitiu, a muita gente, a descoberta desta área do território concelhio, onde o património, ambiente e paisagem se unem criando condições para um parque urbano muito especial, diferente de todos os outros. 
A apropriação deste espaço pela população, bem visível no quotidiano de muitas famílias, não deixa dúvidas de que os bracarenses reclamam, para usufruto público, a envolvente do Monumento Nacional.
Recordando o passado...
Relembramos que em 1995, por sugestão da ASPA, foi apresentada ao IPPAR a proposta de classificação do Complexo das Sete Fontes. Foi grande  a pressão, junto dos organismos que tutelam o património, para que fosse classificado o Sistema Hidráulico mandado construir no séc. XVIII, por D. José de Bragança, para levar água à cidade. A ASPA e, mais tarde, a Junta de Freguesia de S. Victor e a Jovemcoop, desencadearam esforços no sentido da salvaguarda do monumento. Em 2009 surge um movimento de cidadãos, os Peticionários pela Salvaguarda das Sete Fontes, que organizou uma Petição e um conjunto de iniciativas junto da Assembleia da República que conduziu, finalmente, em 2011, à classificação do Sistema Hidráulico Setecentista como Monumento Nacional e à definição da respetiva Zona Especial de Proteção (ZEP).
O presente  e o futuro...
Louvamos as medidas adotadas pelo atual executivo municipal, nomeadamente a anulação da variante à EN 103 e a rotunda com cinco vias prevista para a cabeceira do Sistema, conforme consta do Plano de Pormenor elaborado pelo anterior executivo municipal.  
Louvamos também a suspensão do PDM de 2001, na área da ZEP, uma vez que se tornava essencial libertar a pressão urbanística sobre as Sete Fontes.
O novo PDM está em fase de discussão pública. Informe-se sobre as opções definidas para a ZEP das Sete Fontes, consultando, também, a legenda do PDM. PARTICIPE.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PDM: opções para a Quinta dos Peões

A Quinta dos Peões será um Centro de Inovação e Negócios, identificado na planta de Classificação e Qualificação do Solo como UOPG 17.
As peças que constituem esta UOPG estão separadas, ocupando as folhas 4 e 7 da referida planta. Juntamos e ampliamos esses setores e, deste modo, ficamos com uma noção do conjunto.

UOPG 17: Objetivos, atividades a desenvolver, regime de edificabilidade e execução
Regulamento do PDM - UOPG 17

Diário do Minho -  29 julho 2013



PDM: opções para a área das Sete Fontes

O Plano Diretor Municipal (PDM) de Braga encontra-se em fase de discussão pública até 9 de fevereiro de 2015. Os documentos estão disponíveis online
Para facilitar a reflexão centrada no território concelhio que abrange o Complexo das Sete Fontes, ampliámos documentos que constituem o PDM.
Planta da Classificação e Qualificação do Solo (folha 4)

domingo, 4 de janeiro de 2015

ENTRE ASPAS - 2014

Disponibilizamos uma lista dos "Entre Aspas" publicados em 2014, correspondendo assim ao apelo que nos foi dirigido.
Através destes textos procurámos promover a reflexão centrada em problemáticas relativas ao património, ao ambiente e à paisagem e divulgámos, também, vivências e saberes do passado.

Um ano. Publicação quinzenal no Diário do Minho. 27 textos.