INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ENTRE ASPAS - "Aprender História descobrindo a cidade de Braga (1)"


Se estamos a educar futuros cidadãos incapazes de reconhecer a sua própria cidade, como podemos esperar que venham a ser capazes de a compreender, defender, preservar, identificar os atentados urbanísticos, detetar a ausência de espaços verdes, a negligência para com o património histórico e urbanístico ou o crescimento urbano desordenado? 

Aprender História descobrindo a bimilenar urbe bracarense é também um contributo para o desenvolvimento de uma cidadania crítica, atenta e atuante de quem vive na cidade.

Descobrindo o passado romano de Braga no Museu D. Diogo de Sousa

Largo do Paço - o ponto central da cidade da antiguidade tardia até ao séc. XVIII

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

"COMO DEFENDER O PATRIMÓNIO CLASSIFICADO?"

Em que situação se encontra o Património Classificado em Braga? 
Qual o papel das instituições na defesa do Património?
O que pode fazer o cidadão para colaborar na defesa do Património?

Esta sexta-feira, dia 16 de outubro, pelas 14:45H, vai realizar-se uma Conferência sobre o assunto, por iniciativa da Katavus e com a colaboração da ASPA.
Local: Museu D. Diogo de Sousa.

Ao longo dos anos a ASPA apresentou vários pedidos de classificação, de que destacamos:
Em 2015, organizou o pedido de classificação do Palacete Júlio de Lima, jardim e espaço envolvente e do Conjunto do Edificado denominado por "Moura Coutinho", na Rua Júlio de Lima. Os dois dossiês foram enviados à DRCN e à CMB. 
Aguardamos resposta.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

AMBIENTE E PAISAGEM

Relembramos reflexões sobre diversas problemáticas relativas  a Ambiente, Paisagem e Agricultura, que divulgámos através da coluna Entre Aspas, do Diário do Minho.
Constituem recurso didático para as escolas, uma oportunidade para a sensibilização da população relativamente aos temas abordados e um alerta aos Municípios e Freguesias/Uniões de Freguesia.
                      Ampliar                                                                      Ampliar
                           Ampliar                                                                      Ampliar






segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ENTRE ASPAS - "Proteger o Ambiente: o combate às plantas invasoras"


Diário do Minho - 5 de outubro de 2015
As plantas invasoras ocupam área cada vez maior na floresta, terrenos agrícolas, dunas, cursos de água doce, bermas de caminhos, etc. Em alguns locais não deixam espaço para as plantas da região (herbáceas, arbustivas  arbóreas), colocando em risco o património vegetal autóctone e a fauna selvagem que dele depende como alimento e abrigo. Colocam em risco a biodiversidade da região.

O combate às plantas invasoras exige:
  • a sensibilização da população, para que não plante nem permita o desenvolvimento destas plantas nos seus jardins e quintais;
  • a sensibilização dos responsáveis autárquicos e presidentes de Uniões de Freguesia para que não utilizem plantas exóticas nos jardins e outros espaços verdes públicos e desencadeiem mecanismos de combate às plantas invasoras; para que constituam um exemplo para os munícipes;
  • o abate das espécies invasoras por parte dos proprietários agrícolas e florestais e, também, pelos serviços responsáveis pela limpeza de espaços verdes públicos, de modo a impedir  a sua propagação por sementes.
A Universidade de Coimbra investiga, há anos, a problemática das plantas exóticas e invasoras, produziu informação simplificada sobre  a matéria e tem em curso projetos de investigação dirigidos ao combate a estas pragas ambientais.

Podemos colaborar com a equipa da Universidade de Coimbra, facultando dados da presença de invasoras na freguesia onde vivemos ou nos locais que visitamos.
Colaborar com as investigadoras  do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

EXPRESSO - 8 agosto 2015