INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ENTRE ASPAS - "Rua de S. Vicente: zona de grande sensibilidade patrimonial"


A demolição de duas casas na rua de S. Vicente, em Braga, das quais só resta a fachada, é sinal de que há um longo caminho a percorrer no sentido da reabilitação.
A mudança desejável na política municipal exige uma nova mentalidade da parte dos proprietários, dos técnicos e dos cidadãos, de modo a que sejamos capazes de integrar o património existente sempre que se intervém num edifício ou espaço de qualidade.
À Câmara Municipal de Braga cabe, também, ter uma atitude pró-ativa e condicionadora do formato de cada intervenção.
Só assim poderemos acautelar o futuro e a atratividade do nosso Centro Histórico.
                                                                     Ampliar
Diário do Minho - 30 de novembro

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ENTRE ASPAS - "Braga antes de Braga. Pré História Recente"

Em Braga é fácil aprender História.
O que podemos visitar? Onde? Qual a informação a consultar?
O Doutor Sande Lemos situa-nos no passado, desafia-nos  a visitar monumentos representativos da Pré-História Recente. 
Diário do Minho - 16 nov. 2015
Aconselhamos:








domingo, 15 de novembro de 2015

Seminário "INVADER -B. Gestão de plantas invasoras em Portugal: da prevenção à Detecção Remota e controlo biológico de Acacia longifolia"

Recebemos, da equipa responsável pelo projeto INVASORAS,  o pedido de divulgação do Seminário “INVADER-BGestão de plantas Invasoras em Portugal: da prevenção à Detecção Remota e controlo biológico de Acacia longifolia”, que vai  realizar-se em Coimbra, no dia 27, pelas 14.30h. 

O Seminário tem em vista apresentar os resultados e "discutir" a utilização de controlo natural em Portugal.




Mais informações e inscrição em: 

A proteção do património vegetal passa pelo combate às plantas invasoras.  No texto " Proteger o Ambiente: o combate às plantas invasoras" a ASPA chamou a atenção para o impacto das plantas invasoras no Minho.

RUA DE S. VICENTE - zona de grande sensibilidade patrimonial (1)

1. Desde a sua criação, em 1976, a ASPA é contactada, com frequência variável, por pessoas apreensivas com património em risco ou que indagam se obras realizadas no Centro Histórico estão devidamente autorizadas e acompanhadas.
A rua de S. Vicente, pela circunstância de ter fossilizado a antiga via romana, designada por Geira, e de conservar no subsolo evidências do trajecto do Aqueduto das Sete Fontes, é uma zona de grande sensibilidade patrimonial.  

2014

maio  2015
novembro de 2015
Sobre o edifício nº 69, 71, 73 e 75 da referida rua, situação para a qual fomos alertados, o Gabinete de Arqueologia da CMB esclareceu que a obra fora autorizada pela DRCN, tendo sido determinado acompanhamento arqueológico do qual se encarregou a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM). No local soubemos que não tinham sido registados vestígios de interesse maior. 
De modo a garantir a transparência dos processos e o esclarecimento imediato da população sobre obras realizadas em edifícios ou conjuntos com valor patrimonial ou espaços de interesse arqueológico, sugerimos que seja afixada in loco informação indicando a autorização da DRCN e a entidade que efectua o acompanhamento arqueológico. Seria também útil que o Gabinete de Arqueologia da CMB divulgasse, através de um boletim “on line” de periodicidade trimestral, os resultados das intervenções já concluídas ou um balanço provisório das que estão em curso. Aliás esta ideia já foi adiantada em diversos Entre Aspas publicados no Diário do Minho.

2. A obra vai integrar os painéis de azulejos que existiam no interior, reconhecidos pela qualidade do desenho e pelo testemunho da época em que foram produzidos?
Haveria outros testemunhos da arquitetura original a integrar na obra em curso?

3. Que alguns proprietários não consigam resistir à tentação do lucro por  m2 e obra fácil, não nos estranha. 
Agora que um arquiteto, ou engenheiro, certamente cioso da sua dignidade profissional, não incorpore o património existente no seu projeto, isso sim, é que faz temer pelo futuro da reabilitação urbana sustentável, há muito desejada para a cidade.

A mudança desejável no nosso município exige uma nova mentalidade da parte dos proprietários, dos técnicos e dos cidadãos, de modo a que, em conjunto, sejamos capazes de integrar o património existente sempre que se intervêm num edifício ou espaço digno dessa qualidade. À Câmara cabe, também, ter uma atitude pró-ativa e condicionadora no que a estas obras diz respeito.
Só assim poderemos acautelar o futuro e atratividade do nosso Centro Histórico.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ENTRE ASPAS - "Aprender História descobrindo a cidade de Braga – Bracara Augusta (2)"

Ampliar

Ampliar 

Alexandra Vieira, professora de História, propõe-nos um conjunto de visitas a realizar por estudantes do 5º, 7º e 10º anos tendo em vista  a descoberta de Bracara Augusta. Visitas que podem ser promovidas pelas escolas, realizadas em família, ou como iniciativa de estudantes do secundário. 
Este texto será, com certeza, um guião para a descoberta de Bracara Augusta.

Preparação das visitas:

Informações úteis


Nota - no texto sobre Bracara Augusta foi indicada a Loja Carvalho Araújo como localização do limite Norte da urbe romana quando, efetivamente, se trata da Loja Oficina Paularte (Rua D. Frei Caetano Brandão). 


Bibliografia
Recursos musealizados
Domus (antiga Escola da Sé)
Balneário proto-histórico (Estação da CP)
Termas Romanas
Mapeamento das estruturas de edifício romano (Praça de S. Paulo)
Domus (Claustro do Seminário)
Interseção do cardusdecumanos

Aguardam musealização:
Para saber mais sobre Bracara Augusta:

Bracara Augusta na Península Ibérica