INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ARQUITETURA POPULAR: Colóquio Internacional

De 30 de março a 2 de abril decorre, em Monção, o Colóquio Internacional de Arquitetura Popular. As inscrições estão a decorrer até 31 de janeiro. 
"A arquitetura e as estruturas de povoamento de origem popular são dos mais ricos elementos do património cultural de uma sociedade, que importa conhecer, estudar e preservar. Muitas destas estruturas construídas de raiz popular encontram-se contudo numa situação de abandono ou de acelerada decadência, que importa reverter".
Mais informação...


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ENTRE ASPAS - "Conta-nos e Conta Connosco"

Diário do Minho -25 jan 2015
A ideia de que a vivência individual dos homens e mulheres dos diversos estratos sociais e condições, com as diferentes histórias que têm para contar - independentemente de serem pequenas ou grandes vozes - contribui para um conhecimento mais fiel e completo da História, das memória coletivas e da nossa identidade comum, está na base da Associação Arquivo dos Diários.

Concurso “Conta-nos e conta connosco”
O regulamento e os requisitos de submissão ao concurso, bem como o formulário (obrigatório) para participação, encontram-se no Website: www.arquivodosdiarios.pt


Para concorrer, qualquer um pode enviar material autobiográfico que tenha sido guardado no armário, na gaveta, no baú, até 1 de março de 2016: podem ser textos, cartas, diários, acompanhados ou não de fotos e imagens relacionadas com os acontecimentos narrados. 
Os materiais (em suporte digital ou cópia) devem ser submetidos pessoalmente ou por correio registado na sede do arquivo: Biblioteca Municipal e São Lázaro - Rua do saco, e, 1169-107 Lisboa. 
A melhor história apresentada, centrada em fatos vividos ou experienciados pelo autor, terá como prémio a publicação. O Arquivo poderá inda distinguir obras que considere de particular interesse histórico e organizar uma exposição com as restantes obras submetidas.
Para saber mais:
Salvar  a nossa história do esquecimento é uma missão que a todos diz respeito. Participe!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ENTRE ASPAS - "Cinema S. Geraldo - triste abandonado"

Sem um programa cultural fundamentado, sem os equipamentos culturais adequados à produção e à programação e difusão cultural em geral e da criação artística em particular e sem os criadores e artistas, não é possível implementar uma política cultural sustentável à escala da cidade. Sem a conjugação destes fatores estruturantes, a vida artística e cultural fica altamente diminuída.  


Braga precisa de espaços que permitam aos agentes culturais locais incorporar-se na dinâmica da cidade, criando a inovação que se faz já tardia.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ENTRE ASPAS - 2015

                   1º Entre Aspas de 2015
Último Entre Aspas de 2015

A coluna Entre Aspas, do Diário do Minho, é um espaço de divulgação e reflexão centrada no património. Um espaço onde a ASPA (Associação para o Estudo, Defesa e Divulgação do Património Cultural e Natural) partilha, com os seus leitores, informação e preocupações relativas ao património. Esta colaboração permitiu, durante décadas, alertar a opinião pública e as instituições para o risco em que se encontravam recursos valiosos herdados do passado: Bracara Augusta, Mosteiro de Tibães, Complexo das Sete Fontes, Recolhimento das Convertidas,  espaço público, etc.
Partimos do princípio que só será capaz de defender e proteger o património quem o conhece, reconhece o seu valor e o considera parte da nossa história e memória comum.

Em 2015 foram várias as problemáticas tratadas:

APRENDER HISTÓRIA DESCOBRINDO A CIDADE

PATRIMÓNIO EM RISCO

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

CONVERSAS SOBRE IMAGENS DE BRAGA

A próxima sessão de "Conversas sobre Imagens de Braga" realiza-se na próxima quinta-feira (7 janeiro), às 18:00h, no Museu Nogueira da Silva. Terá como tema o Sameiro.
Será a 31ª sessão das Conversas, iniciadas a 6 de dezembro de 2012 como resultado de uma parceria entre a ASPA e o Museu Nogueira da Silva. São dinamizadas por Eduardo Pires de Oliveira e António José Mendes.

sábado, 2 de janeiro de 2016

BOAS NOTÍCIAS: Património finalmente reconhecido...

O Património começa a ser reconhecido um pouco por todo o país:
  • Braga aguarda a valorização do Complexo das Sete Fontes e de monumentos de Bracara Augusta (Teatro Romano e Ínsula das Carvalheiras, entre outros).
  • Caldas da Rainha assume compromissos no sentido da valorização do hospital termal fundado há 530 anos, pela Rainha D. Leonor.
  • Os socalcos de Sistelo, nos Arcos de Valdevez, aguardam a classificação como paisagem cultural.
Para além da salvaguarda da História e identidade de cada concelho é de assinalar o interesse turístico destes investimentos. 
Ampliar
Ampliar