INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

A FORÇA DA CIDADANIA

Mais um caso em que a CIDADANIA demonstra a  sua força. Desta vez tem em vista a defesa da Calçada Portuguesa.

Retirado aqui

Petição pela  Defesa da Calçada Portuguesa, por iniciativa do Fórum Cidadania Lx, reuniu assinaturas em números suficiente para ser levada à Assembleia da República e analisada pela Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Comissão 12ª - CCJD XIII.
À semelhança do que aconteceu em Braga, entre 2009 e 2011, no que diz respeito ao Complexo das Sete Fontes, em que um movimento de cidadãos promoveu uma petição e recolheu assinaturas em número suficiente para que o assunto fosse analisado na Assembleia da República (14-07-2010). O "Sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga, do séc. XVIII", conhecido por Complexo das Sete Fontes,  só foi classificado em 2011 (pelo Decreto nº 16/2011, com ZEP definida pela Portaria 576/2011), 16 anos depois de a ASPA ter pedido a sua classificação (27-03-1995).

E outros casos há, em Portugal, em que a FORÇA DA CIDADANIA tem sido demonstrada. 
Quando a Administração Pública não exerce o papel regulador que lhe é devido, resta a consciência coletiva através de movimentos de cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário