INTERVENÇÃO CÍVICA EM DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ASPA criou este blogue em 2012, quando comemorou 35 anos de intervenção cívica.
Em janeiro de 2023 comemorou 46 anos de intervenção.
Numa cidade em que as intervenções livres dos cidadãos foram, durante anos, ignoradas, hostilizadas ou mesmo reprimidas, a ASPA, contra ventos e marés, sempre demonstrou, no terreno, que é verdadeiramente uma instituição de utilidade pública.
Numa época em que poucos perseguem utopias, não queremos descrer da presente e desistir do futuro, porque acreditamos que a cidade ideal, "sem muros nem ameias", ainda é possível.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Tertúlia "PATRIMÓNIO, CULTURA E CIDADANIA"


Fundada há 40 anos, a ASPA interroga-se sobre os caminhos da defesa do património e o sentido de cidadania, nos dias que correm. Ganha nova atualidade a mobilização da memória coletiva e a defesa dos bens públicos. Mas, porventura, se se mantém a agenda, é necessário repensar as metodologias.  Para isso, nada melhor do que debater com personalidades empenhadas na edificação do património atual, no desenho urbanístico e na reedificação da cidade e na construção teórica dos caminhos da cidadania numa sociedade reflexiva e complexa como a nossa. 
Esse é o sentido da sessão  que se realizará no dia 18 de maio (quinta-feira), na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às 21:30h. Num clima informal, Maria Manuel Oliveira, Daniel Miranda e João Cardoso Rosas conversarão, em registo de tertúlia, numa sessão moderada por Manuel Sarmento, sobre os sentidos atuais e renovados da ligação entre Património, Cultura e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário